Blogs : Isabel

Big thumb inspecting local councils

A importancia da inspeção

Por Isabel Clark
Publicado originalmente em isabelclark.com mais de 1 ano Ago
Marcações: campeonato, dicas de profissionais

Antes da competição. Por que a inspeção é tão importante.

Quando chegamos em uma competição, tenho uma rotina que faço quase sem pensar. Primeiro de tudo faço descidas de aquecimento fora da pista de competição. Por que isso é tão importante? É fundamental para o corpo entrar em movimento e ter sensações parecidas as que vamos ter na pista, como se estivesse entrando no modo competição. Desta maneira, ganhamos confiança e quando entrarmos na pista, ou simplesmente observarmos outras pessoas treinando na pista, vamos ter atitude de confiança e vontade de competir. No outro extremo, se chegarmos frios, ainda bocejando, vamos olhar a pista com medo e insegurança, sem vontade de estar ali.

Depois do aquecimento, vem a inspeção. A inspeção da pista, é o momento que os atletas e treinadores tem de fazer uma descida pela pista derrapando, não é permitido descer rápido e quem o fizer, é desclassificado da competição. A inspeção dura aproximadamente 30 minutos e é a oportunidade que temos de memorizar a pista e analisar cada detalhe do seu relevo, buscando lugares chaves para acelerar, linhas mais rápidas e linhas de ultrapassagem. Uma inspeção bem feita é um investimento para uma rápida adaptação e boas primeiras descidas de treino na pista.

Em seguida vem o treino oficial, onde temos cerca de 1 a 2 horas de tempo para fazer descidas. Geralmente o tempo dá para fazer de 4 a 6 descidas de treino na pista. Esse é o momento de construir a sua descida, de menos a mais.  De ir melhorando a cada descida para poder terminar o treino satisfeito.

Claro que o que estou descrevendo aqui é o ideal e como deve ser feito da melhor maneira. Mas as vezes isso pode não dar muito certo. O maior inimigo do atleta é o medo, ele pode atrapalhar muito! Se você chega numa pista e vê uma parte que te assusta, um salto muito grande, uma curva muito veloz, ou outro atleta se acidentando e terminando  no hospital, isso pode poluir a mente com dúvidas.

Por isso é importante a concentração e calma. Se sentir que o medo está chegando, procurar analisar a situação, por que está sentindo isso, e estudar suas possibilidades, se é possível descer bem pelo setor difícil, como aplicar a técnica para dar certo, analisar os melhores atletas passando pelo setor e se concentrar na técnica e sensações que quer vivenciar na pista.

Desta maneira que vou me adaptando a cada situação de competição, e cada uma é única, cada pista é única, cada montanha tem a sua condição de neve daquele momento. Competir é um exercício de constante adaptação e esforço mental e superação.

Abraços a todos e até a próxima!


Patrocinadores da Isabel ClarkPartrocinio: SnowOnline.Com. Apoio: Valle Nevado, Metsavaht Medicina, El Montanez.

sobre autor

Isabel

Isabel Clark

Isabel Clark é considerada a melhor atleta de inverno da história do Brasil, além de ser a principal snowboarder no continente sul americano. Profissionalmente, a carioca começou no esporte em 1995, quando já conquistou o primeiro de seus 18 títulos nacionais. Com um currículo invejável e inúmeras continuar lendo

Faça login para poder editar.