Dicas de snowboard : Equipamento

Big thumb snowboard boot guide lacing traditional

Botas de snowboard

mais de 2 anos Ago / Marcações: como escolher, equipamento, botas de snow

Neste nível a única recomendação do Zona Radical é sobre tamanho o tamanho da bota de snowboard - deve ser o ideal para o seu pé. A bota deve ser totalmente confortável (isso aplica para todo equipamento de snowboard) e o polegar deve encostar na ponta da bota. Se você for alugar, verifique se o par de botas de snowboard está em boas condições.

O teste mais simples para escolher a bota certa
Coloca as botas e faz os testes seguintes

  • Nos dedos: Fique em pé e posicionado como se estivesse com a prancha. Os pés alinhados com os ombros, e joelhos levemente flexionados. Nessa posição, seu dedão deve estar quase ou pouco tocando a frente da bota.
  • No calcanhar: Na mesma posição, incline-se para frente e verifique se o calcanhar vai descolar do fundo da bota. Isso não deve acontecer. O ideal é que a parte traseira da bota levante junto com o calcanhar.

Se você for comprar, opte por aquelas botas de snowboard que se adeque ao seu bolso. Não há tanta diferença entre os modelos de botas destinadas ao Nivel 1.

Nos no Zona Radical achamos que as três qualidades mais importantes das botas de snowboard são: flexibilidade, conforto e ajustabidade. O preço vai por último, a bota mais cara nem sempre é a melhor.

Flexibilidade: Quanto mais dura é a bota, mais ela prende o pé, e mais rápido vc pode passar seu esforco para a prancha, mas também não pode dobrar o pé sem efeito na prancha. Entao, botas mais flexivel sao mais úteis para andar no snow parque e fazer manobras. As mais duras - para praticar freeride, quando você pode precisar de uma reação imediata para escapar uma pedra, por exemplo.

Conforto: nao precisa explicar muito, né?

Ajustabilidade: Primeiramente, esta qualidade trata de possiveis jeitos de ajustar a bota. Tem tres sistemas diferentes de fazer isso: cadarços comuns, boa lace, speed lacing. Os cadarcos comuns sao os menos rapidos de ajustar as botas, mas no mesmo tempo soa os mais confiaveis, e mais baratos para concertar - se for acontecer algo imprevisto na montanha eh so pegar uma cordinha. Speed lacing e as boas sao mais tecnologicos, e oferecem bem mais confortro na hora de colocar as botas. Hoje em dia tem muitas variedades desses sistemas, e eh mais questao de gosto pessoal do q ume preferencia objetiva. Sempre tenta dar a preferencia para marcas conhecidas: Burton, Thrity Two, Vans, DC, K2, Nike, Ride, Salomon. Finalmente, tbm tem as botas para as fixsacoes step-in e para prancha de corrida. Eh bem improvavel que vc as encontra ate no Nivel 1.


Teste preferido do Zona Radical para escolher a bota via técnica de torção reversa:

  • Calce o par de botas, apertando-as bem e peça qualquer prancha com bindings ao vendedor.

  • Fixe as botas nos bindings

  • Devagar, mas com um pouco de força, tente elevar um de seus calcanhares. Ao mesmo tempo, com o outro pé, force para que a prancha fique no chão. Você vai notar uma pequena torção na prancha entre seus pés. Isso indica que você está fazendo certo. Depois troque os pés e repita a operação.

  • Resultado: Se o seu calcanhar descolou facilmente do fundo da bota, peça para experimentar outra pois com essa você não será feliz na montanha.

Os melhores sites de review de equipamento, como o The Good Ride, oferecem ate 10 qualidades de uma bota de snowboard:

Flex  Flexibilidade
ComfortConforto
Heel HoldAperto do calcanhar
AdjustabilityAjustabilidade
Flex RetentionResposta
ResponseAperto do calcanhar
TractionTração da sola
Shock Absorption  Absorção de Choque
FootprintTamanho da sola exterior
On & Off EaseFacilidade de colocar/tirar

Tendo tantas qualidades diferentes, o Zona Radical sugere que você leia os review detalhados de botas, por exemplo, no site www.thegoodride.com para escolher a bota certa.

Dicas Relacionadas:

Comentários

Propaganda