Dicas de snowboard : Dicionário

Big thumb rect3217

Guia do snow-parque

mais de 2 anos Ago / Marcações: snowparque, slopestyle

O Snow Parque ou (Ski Parque, Ski Park, Terrain Park, Funpark ou também simplesmente um Parque) é um conjunto de obstáculos e saltos para se fazer diferentes manobras de snowboard (como também de Ski se preferir). Os obstáculos normalmente são colocados em 'linhas' com níveis diferentes de dificuldade.Todos os parques são diferentes. Mas a forma geral dos obstáculos, tanto de nível básico, quanto de Sochi-14, são bem parecidas. Vamos mostrar aqui os obstáculos mais comuns para você conhecer, e poder aprender quais as gírias os malandros snowboardistas profissionais usam, para o caso de estiver andando algum outro dia na montanha.

Aperte as setas pra esquerda e pra direita para navegar as fotos e descrições.

Regras do parque Regras do parque 1 / 14
Para começar, vamos mostrar aqui algumas regras básicas de um Snow Parque. 1) Parece chato mas sempre usa capacete. 2) Um bom Parque geralmente tem uma fila de riders esperando. Estenda a mão para cima quando você estiver pronto para começar a descida para avisar os outros. 3) Se for cair em algum obstáculo saia o mais rápido possivel dele e nunca fique na zona de pouso.
Box/Butter Box Box/Butter Box 2 / 14
Box é uma caixa sólida, retangular que você pula e desliza. Normalmente é feita de madeira, com bordas redondas de metal ("coping") e uma tampa plástica. Os Boxes são mais fáceis de se equilibrar do que os corrimões finos, assim é bem mais cômodo para iniciantes de snowboard. Muitos Parques já colocam os "pulinhos" na entrada do box, ou seja, você não precisa nem fazer um Ollie para entrar neles. Embora alguns dizem que fazer assim é de mal gosto.
Flat-Down Box Flat-Down Box 3 / 14
Flat-Down Box - é algo muito parecido com o Box comum, mas com uma parte inclinada para baixo. Se for entrar com bastante velocidade, fica muito estiloso pular a parte plana e só deslizar na parte inclinada.
Down-Flat-Down Down-Flat-Down 4 / 14
É um corrimão ou caixa em zig-zag para baixo para imitar um conjunto duplo de escadas na rua (em alguns Parques você encontra uma imitação ainda mais realística). A parte mais complicada é passar através da "Kink", a seção intermediária, a menos inclinada. Alternativamente, você pode pular a primeira seção e deslizar somente a última parte de baixo.
C-box/C-rail C-box/C-rail 5 / 14
Um C-box é uma caixa que foi curvada com a forma da letra "C". Normalmente elas são colocadas numa curva de Snowpark. A idéia é que você salte sobre ela, e desliza em torno do "C", usando a força centrífuga para manter centrado na caixa. Um C-rail é a versão do corrimão da mesma forma, porém no formato de um C. Existem também os S-rails que, como você pode imaginar, são moldados na forma da letra S e desafia você a deslizar ao longo de toda sua extensão, mantendo a sua prancha plana e inclinando-se para a esquerda e para a direita através das curvas.
Tubo de Gás Tubo de Gás 6 / 14
O Gaspipe é uma versão de baixo orçamento de um corrimão, permitindo que os snowboardistas experimentem a sensação de deslizar lateralmente. Por quê baixo orçamento? Porque é, simplesmente, um tubo de plástico embutido na neve - um daqueles que as equipes de manutenção rodoviária enterram.
Corrimão de Arco-íris Corrimão de Arco-íris 7 / 14
Bastante auto-explicativo este. Rainbows (“Arco-íris”) são mais fáceis do que parecem, mas é um desafio para julgar a sua velocidade já que você vai desacelerar conforme for pra frente e pra cima. Tratado como um Kicker, eles oferecem a chance de pular do topo.
Pole Jam Pole Jam 8 / 14
Um trilho, poste ou tubo que foi cravado no solo é conhecido como um Pole Jam. A idéia básica é deslizar-se e pular do topo como se fosse um pulinho. Há uma abundância de outras coisas que você pode fazer com os Poles, (tentar ollie sobre eles, batê-los no meio do ar, ou andar de lado), mas, essencialmente, esta é uma versão do Parque, vinda de um tronco inclinado de árvore real.
Jibs Jibs 9 / 14
Pegue um velho pneu de trator, um barril, banco de piquenique ou um simples toco de árvore, basta enterrar a base na neve e colocar nome do seu próprio Parque (provavelmente com uma refri colorida) e voilà! Você tem um Jib.
Kicker (pulo) Kicker (pulo) 10 / 14
Os pulos nos Parques são de todas as formas e tamanhos, mas são conhecidos coletivamente como "kikers" ou pulinhos. Placas coloridas irão normalmente indicar o grau de dificuldade: varia desda cor verde (fácil) até preto (somente experientes), ou tamanho de S (“small”, pequeno) até XXL (super-duper grande). Há um monte de gírias associadas com os Kickers. A mais importante é a "table” (a mesa) - a seção plana antes da área de pouso, que você deve sempre pular para não se machucar. Também tem a "junta" (o canto duro da mesa na parte afastada que você realmente não vai querer bater!) e o "sweet spot" (ponto doce) - a seção íngreme do pouso onde o impacto é mínimo.
Hip (a.k.a. Spine) Hip (a.k.a. Spine) 11 / 14
O Hip é um salto com a forma de uma crista. Eles são perfeitos para progredir em seu riding - você pode ir aumentando a velocidade um pouco de cada vez, assim indo cada vez mais alto. A trajetória inclinada do seu voo os torna perfeitos para um method elegante no ar. Por outro lado, é um desafio para os shapers mantê-los, assim você não vai encontrar um Hip em cada Parque.
Quarterpipe Quarterpipe 12 / 14
A transição alta, íngreme, que se torna vertical no topo igualmente como uma “half” (uma metade) de um Halfpipe. A idéia é pular o mais alto que puder do topo e aterrizar (“re-entrar”) na mesma transição. É um obstáculo difícil de dominar, mas quando bem feito parece espetacular. A lenda Norueguês Terje Haakonsen detém o recorde mundial desde 2007 de maior pulo de Quarterpipe do mundo, com altura de 9,8m.
Halfpipe Halfpipe 13 / 14
O Halfpipe é normalmente, o maior recurso em um Parque, ele exige uma disciplina especial em si. Além de ser um evento olímpico (para quem não sabia) As paredes de um Halfpipe podem variar de uma altura de 3m até 6 metros para um "superpipe" verdadeiro, mas é melhor você começar em algo mais suave.
Wallride Wallride 14 / 14
Wallrides (“paredes”) são geralmente construídos a partir de madeira e plástico, com metal ao longo do topo - embora algumas "pistas eco" (como os Parques "Stash" patrocinados pelo Burton) têm versões naturais feitas de troncos. O objetivo aqui é deslizar para cima e em toda a face, com a sua prancha passando perto do topo do Wallride. Também pode fazer o 'rock and roll' se tiver coragem. Uma vez que você está confortável, você também pode experimentar vários "lip tricks" (truques de lábios) ou mesmo se apoiar com as mãos (handplants).

Dicas Relacionadas:

Comentários

Propaganda