Dicas de snowboard : Equipamento

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Ajustando os bindings, parte I

6 meses Ago / Marcações: bindings, prancha, manutenção

Stance é a sua posição na prancha de snowboard: qual perna vai na frente, qual fica pra trás, qual distância entre os bindings e qual ângulo de cada binding em relação a prancha.

Essa matéria é baseada no manual oficial de Burton.

Regular e goofy de snowboard

Você é regular ou goofy?

A resposta vai ficar pro resto da sua vida, aí se você ainda não surfa ou não anda de skate, precisará descobrir. Para se classificar, tente um dos três testes a seguir:

1. Peça para o seu amigo empurrar levemente suas costas. O pé que você colocar para parar a queda é o pé da frente. Se você cair de rosto, tente novamente.

2. Deslize por um piso qualquer usando meias. O pé que você naturalmente colocar na frente durante o slide é o seu pé da frente. Se for bater na parede, freia.

3. Suba rapidamente alguma escada. O pé que você colocar no primeiro degrau é o pé da frente. Se você não consegue subir algumas escadas, comece a se exercitar mais.

Pé esquerdo para a frente significa que você é regular.
Pé direito para a frente significa que você é goofy.

Posicionamento

Toe drag (raspar o dedão na neve) é ruim. E arrastar o calcanhar é pior ainda.

Posicionamento na prancha snowboard - como evitar toe drag

Ambos agem como uma âncora na neve, impedindo a sua prancha de snowboard de deslizar suavemente através de um giro. Centralizando as botas entre o canto da frente (do dedão) e o traseiro (do calcanhar) é o jeito de evitar o atrito e maximizar o poder de seu canto.

Dica: Se você tem pés grandes e uma prancha mais estreita, mude seus bindings para o canto do calcanhar para diminuir o atrito do seu dedão com a neve.

Dica: Se você tem pés menores com uma prancha de snowboard mais larga, mude seus bindings para o canto do dedão (da frente) para obter mais energia nos giros de frente.

Angulo de stance

Alguns riders gostam de um ângulo pequeno, outros gostam de grande.

É muito pessoal, mas os ângulos típicos do pé dianteiro variam de 6 a 22 graus positivos, e o do pé traseiro variam de 15 a zero graus negativos. Se você não tem idéia, comece com positivo 15 na frente e negativo 3 no binding de trás. Confie em nós e o Burton!angulo de stance no seu snowboard

Sua stance sempre pode ser ajustada e modificada até que você encontra o que fica melhor e mais agradável, mas antes de começar qualquer descida sempre certifique-se que os parafusos estão apertados.

Angulo do seu binding de snowboard

1. Para ajustar o ângulo dos bindings, afrouxe os parafusos de montagem, remova o disco, gire o disco dentro do binding e, em seguida, coloque bindings de volta na prancha com a configuração de ângulo desejada.

2. Re-aperte os parafusos de montagem e, em seguida, faça o "teste do tapete" prendendo a prancha para ver se a stance se sente confortável.

Apenas não derrube a mesinha de café da avó.

Largura e centralização

A grande maioria das pranchas de snowboard vêm com uma stance de referência sugerida.

Alguns riders gostam de uma posição ligeiramente mais largapara fazer grabs mais fácil e pousos mais estáveis. Alguns outros estreitam a largura do stance para ter maior poder de giro e a prancha com mais resposta. Não existe um stance certa, é apenas uma questão de como você se sente mais confortável.Centralização encima de snowboard

Para experimentar com a largura (a distância entre suas pernas), afrouxe os parafusos e mova as bindings mais próximas (para uma posição mais estreita) ou mais afastadas (para uma posição mais larga) em incrementos de 1 polegada, 1/2 polegada ou 1/4 de polegada. O canal de Burton permite que você escolha a sua largura com precisão infinita, então aproveite se tiver.

Posicionamento de bindings de snowboard

Uma posição centralizada (a mesma distância de ponta e de rabo de snowboard) é a melhor para o parque, groomers, ou a neve firme. Uma posição deslocada uma polegada ou duas em direção ao rabo é melhor para powder, backcountry ou freeriding desde que naturalmente afunda o rabo e ajuda a prancha a flutuar em neve profunda.

Para mudar a centralização da sua posição afrouxe os parafusos e mova ambas os bindings em distâncias iguais na direção à ponta ou ao rabo e, em seguida, aperte novamente.

Dica: Uma solução boa contra o cansaço recorrente da perna traseira é deslocar apenas o binding de trás uma polegada em direção ao rabo de snowboard.

Aviso: Nem tente uma posição pra frente do centro. É uma “faceplant” garantida.

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