Dicas de snowboard : Equipamento

Big thumb bonfire snowboard jackets

Como se vestir por camadas

quase 3 anos Ago / Marcações: roupa, como escolher, aulas

O Conceito de Vestir por Camadas 

A equipe do Zona Radical confirme, as três camadas de roupa de snowboard - térmica, isolante e impermeável - proporcionarão ao esquiador ou snowboardista uma proteção ótima, durante todo o dia, em qualquer condição climática. O segredo de resistir bem às condições climáticas extremas não é ser forte, e sim utilizar o equipamento adequado à pratica de snowboard e ao clima. Vestir várias capas de roupa é a melhor maneira de conseguir o equilíbrio de temperatura ideal. Primeiro porque retém uma massa de ar quente ao redor do corpo, e segundo, porque se a temperatura aumentar, basta abrir a jaqueta ou tirar alguma capa.

Os sistemas modernos de vestimenta possuem três camadas:

Segunda pele para snowboard

1ª Camada – Camiseta e calça tipo "SEGUNDA PELE"

A primeira capa é a que está diretamente em contato com a pele. Sua função e drenar a umidade produzida pelo suor para longe da pele, para que fique seca e quente. Uma roupa úmida em contato com a pele deixa escapar o calor 25x mais rápido que uma roupa seca. E estar seco é fundamental para evitar o congelamento na montanha e proporcionar uma sensação de conforto indispensável a níveis físico e psicológico durante sua pratica de snowboard. É importante que se ajuste ao máximo ao corpo, mas sem apertar em excesso a ponto de diminuir a circulação sanguínea. Deve ser antialérgica e agradável ao tato. Os melhores tecidos são as fibras sintéticas não absorventes, que drenam e isolam o suor. São tecidos elásticos e sem costura lateral. O algodão não é indicado, porque apesar de ser transpirável, não é drenante e a pele continua úmida. A principal característica a observar na hora de escolher 1ª capa é a intensidade da atividade física (seu estilo de snowboard) que será realizada: uma mais grossa para menos movimento (consequentemente menos transpiração), média para atividade contínua e, por último a fina, para uma atividade física intensa.

Como se proteger de frio skiando

2ª camada – Isolante TÉRMICO

Esta capa se coloca sobre a roupa interior. É a camada intermediária. Sua função é reter o calor produzido pelo corpo, mantendo-o aquecido, e ainda seguir expulsando a umidade corporal ao exterior. Deve estar bem justa no corpo para não perder ar quente em cada movimento. A melhor opção de isolante, que a Zona Radical recomenda, é o polar e o fleece, elaborados com fibras sintéticas derivadas do teflón expandido e do poliéster. O polar apresenta características fundamentais para uma 2ª capa: capacidade adequada de reter o calor e de retirar o vapor do suor,ser leve e pouco volumoso,além de repelir a água e ter boa resistência às influências mecânicas. Dependendo da temperatura na montanha onde você pratica snowboard, essa capa é obrigatoria. 

Image title

3ª camada– Jaqueta e Calça de snowboard: Impermeáveis

É a capa exterior, a mais vista e também a mais cara. Sua função é isolar o esquiador e snowboarder da chuva, da neve e do vento, e ao mesmo tempo liberar o suor. Esta multi-função exige a utilização de tecidos laminados, feitos pela união de uma membrana e um tecido. A membrana Gore-tex é uma das mais procuradas no mundo por sua alta tecnologia aliada ao preço, e representa uma garantia de qualidade importante. Ela funciona assim: uma gota de água de chuva é 20 mil vezes maior que os poros de membrana, enquanto uma molécula do vapor de água eliminada pelo suor é 700 vezes menor. Resultado: a umidade não entra e o suor sai. Tem várias outras membranas que possuem a mesma função. Todas as marcas conhecidas de roupa de snowboard e ski proporcionam essa regulação para a prática desses esportes. Entre as marcas mais conhecidas de roupa de snowboard a Zona Radical mencionaria: Burton, Patagonia, Marmut, The North Face, 686, Arc'teryx, Oakley, Quick Silver, Thrity Two, Volcom, DC, Analog.

Como funciona uma membrana de Gore-Tex

Dicas Relacionadas:

Comentários

Propaganda