Dicas de snowboard : Snowboard et al.

Big thumb intro

Breve História do snowboard em 18 partes

quase 3 anos Ago

Nesta lista nós demos ênfase em alguns dos momentos-chaves bastante emblemáticos na breve história do snowboarding. Como ela começou há pouco tempo atrás muitos dos personagens dela ainda estão vivos e você até pode encontrá-los nas estações de ski, ou conversar nas redes sociais. E cada um pode escrver a sua propria pagina da historia de snowboarding tambem.

Aperte as setas pra esquerda e pra direita para navegar as fotos e descrições.

1939: a primeira patente de Snowboard 1939: a primeira patente de Snowboard 1 / 18
Em 1939 Wicklund e Burgesons fazem a primeira das primeiras patentes de Snowboard. Mesmo que o snowboard rudimentar possa apenas ser rastreado em 1850, na Turquia, onde as pessoas supostamente estavam usando pranchas de madeira para viajar entre as aldeias, a primeira invenção oficial de snowboard está com Vern Wicklund e os irmãos Burgeson. Wicklund construiu o trenó modificado em 1917, quando ele tinha 13 anos, e patenteou em 1939 junto com os irmãos Burgeson. Apenas 5 já foram feitas. Não acredita que essas coisas existiram? Venha conferir os caras marcando algumas linhas frescas há muuuitos anos atrás, na década de 40.
1965: a invenção de Snurfer 1965: a invenção de Snurfer 2 / 18
Parece que é aqui onde tudo começou de verdade, com o projeto de Snurfer feito por Sherman Poppen em 1965. No meio de um longo inverno, inspirado por suas filhas que estavam em seus trenós, Sherman teve a brilhante idéia de unir dois esquis e colocar uma corda na parte da frente, para que o negócio pudesse ser pilotado. O Snurfer (não tem nada a ver com as pessoas azuis do cinema) é amplamente reconhecido como o primeiro snowboard comercializado, com cerca de um milhão de unidades produzidas entre 1966 e 1976. Uma delas foi a um jovem Jake Burton, o que fez a maior diferença no snowboard de hoje em dia. Mais tarde, Jake trouxe um Snurfer personalizado por ele mesmo com protótipos de bindings para o Campeonato Nacional de Snurfing de 1979.
1972: o primeiro negócio de snowboard 1972: o primeiro negócio de snowboard 3 / 18
Dimitrije Milovich é um surfista da costa leste dos Estados Unidos. Ele foi apresentado ao deslizamento na neve em 1970, e dois anos depois, se mudou para o estado de Utah para começar a sua própria empresa de snowboard, Winterstick. As pranchas sem binding foram fortemente influenciadas por pranchas de surf e foram vendidas em 11 países. Infelizmente elas não eram fáceis de vender, então, em 1987, Milovich não teve escolha senão aposentar-se graciosamente e sair do mercado. Ainda assim, lembramos dele até hoje.
1978: Star Wars, Burton contra Sims 1978: Star Wars, Burton contra Sims 4 / 18
Se você quer saber como o snowboard contemporâneo chegou à própria existência, procurar pelos nomes de Jake Burton e Tom Sims é um bom começo. Ambos praticaram fortemente o Snurfing. Em 1977 Jake se muda para o estado de Vermont e começa produzir uma imitação do Snurfer com bindings rudimentares. Ele chama sua invenção de Prancha de Burton. Ao longo da costa Oeste, Tom Sims, a lenda do skate, também começa a vender as primeiras pranchas de Sims. Nos anos seguintes se desenrolou uma corrida feroz que envolveu muita inovação técnica, marketing criativo, caça furtiva por riders e disputas mesquinhas. Enquanto Sims e sua empresa permaneceram muito influentes no início dos anos 90, era a Burton S/A, dirigida por um CEO mais focado e mais comercial, que ficou no topo em meados de 1990.
1985: o Primeiro US Open de snowboard 1985: o Primeiro US Open de snowboard 5 / 18
O primeiro Campeonato Nacional de Surfing na neve organizado por Paul Graves em Suicide Six, foi realizado em 1982, em Vermont. O evento contou com um slalom e downhill. Tanto o Jake Burton quanto o Tom Sims estavam correndo para participar. No downhill Sims saiu vitorioso, com velocidade, supostamente, até 60 km por hora. No ano seguinte, Jake assumiu o evento, enquanto Tom Sims começou o Campeonato Mundial de Snowboarding em Tahoe - o primeiro evento a contar com um halfpipe - acredite ou não, Burton chegou ameaçar a boicotar o evento achando que halfpipes não deveriam ser uma parte da competição. Podem imaginar o que seria hoje em dia o snowboard sem o halfpipe? Em 1985, Jake renomeou seu evento para adquirir o nome de Campeonato Aberto dos EUA de Burton, mais conhecido como, US Burton Open, que até hoje atrai nossa atenção todo ano.
1994: snowboard aprovado para Olimpíadas 1994: snowboard aprovado para Olimpíadas 6 / 18
No 39º Congresso Internacional de Ski realizado no Rio de Janeiro em 1994, o Snowboard foi aprovado como modalidade olimpica da Federação Internacional de Ski (FIS). Isso foi homologado pelo Comitê Olímpico Internacional, passando o nosso esporte a gestão da FIS. A decisão de por a FIS em gerenciamento de snowboard até agora provoca muita reclamação na parte de atletas profissionais de snowboard. Mas o Comitê Olímpico é poderoso demais para ser confrontado pelos amantes do nosso esporte. Uma situação parecida ocorreu no Brasil quando a Associação Brasileira de Ski passou a representar o esporte no país.
1995: Primeiro Campeonato Nacional 1995: Primeiro Campeonato Nacional 7 / 18
Logo depois da olimpiadazação do esporte a Associação Brasileira de Ski iniciou o desenvolvimento do Snowboard brasileiro. O primeiro Campeonato Brasileiro foi já realizado em julho de 1995, em Valle Nevado, no Chile. Desde então, foram organizadas 18 edições do evento, que ocorrem anualmente no mês de agosto ou de setembro no Chile ou na Argentina. A importância adquirida pela modalidade causou a adoção de um novo nome: a Associação Brasileira de Ski agora passava a se chamar Associação Brasileira de Ski e Snowboard (ABSS).
1998: A primeira pista artificial no Brasil 1998: A primeira pista artificial no Brasil 8 / 18
Em 1998 foi inaugurado o Ski Mountain Park na cidade de São Roque, em São Paulo. A pista é de placas de polietileno, e a tecnologia foi trazida de outros Países da Europa. A ideia é imitar uma verdadeira estação de esqui, onde se pode praticar ski ou snowboard, até com elementos de freestyle. O parque está em uma das belas montanhas da cidade a 1.200m acima do nível do mar, mas não pode se dizer que a pista influenciou muito o crescimento do snowboard no país.
1998: Debut Olímpico de Snowboard 1998: Debut Olímpico de Snowboard 9 / 18
O Snowboarding fez sua primeira aparição olímpica em Nagano, no Japão, em 1998, com modalidades Slalom Gigante e Halfpipe. Foi aí onde ficou tão evidente a raiva de snowboarders do mundo inteiro contra à Federação Internacional de Ski (FSI) operando a modalidade em vez da Federação Internacional de Snowboard (ISF) . O melhor rider na época, Terje Haakonsen, simplesmente mostrou o dedo para o evento como forma de protesto. No entanto, as Olimpíadas aconteceram, com Ross Rebagliati tornando-se o primeiro snowboarder a ganhar uma medalha olímpica de ouro. No clima verdadeiro do snowboard, Rebagliati foi destronado de sua medalha pelo Comitê Olímpico Internacional depois de dar positivo para maconha no exame antidoping, mas a decisão foi revertida depois de um apelo da Associação Olímpica canadense.
2001: Marco Siffredi desce o Everest 2001: Marco Siffredi desce o Everest 10 / 18
Você provavelmente nunca ouviu falar do francês Marco Siffredi, apesar do fato de que ele escalou com sucesso o Everest e desceu de snowboard até a base. Infelizmente, na tentativa de repetir sua façanha ele não chegou a desfrutar o mesmo nível de sorte. RIP Marco (1979-2002).
2003: Antiga ABSS vira CBDN 2003: Antiga ABSS vira CBDN 11 / 18
O nome de Confederação Brasileira de Desportos na Neve foi adotado em 2003 para a antiga Associação Brasileira de Ski e Snowboard, (antiga Associação Brasileira de Ski) seguindo a determinação do Comitê Olímpico Brasileiro. A entidade também passou a administrar todas as modalidades de neve no País. Até agora a CBDN funciona ativamente, mas permanece um clube meio fechado dos "profissionais".
2005-2006: O Ápice de Shaun White 2005-2006: O Ápice de Shaun White 12 / 18
Na temporada de 2005, o Shaun White virou o snowboardista mais vitorioso da história. Até hoje, nenhum rider jamais conseguiu o que o White fez na temporada 2005 e 2006. 12 competições, 12 vitórias. Tra-tra. Obrigado por terem vindo. Sua longa lista de medalhas de ouro nesta temporada incluiu todos os 5 Grand Prix Qualifiers, X Games de Halfpipe e Slopestyle, o Aberto dos EUA e os Jogos Olímpicos de Inverno de Torino.
2006: Isabel Clark nas Olimpíadas 2006: Isabel Clark nas Olimpíadas 13 / 18
A brasileira Isabel Clark ficou em 9º lugar nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, em 2006. Até agora é o melhor resultado brasileiro em snowboard. A atleta lidera até hoje o ranking nacional overall (pontuação geral de todas as modalidades). Além disso, Isabel se destacou no boardercross; e, com isso, ela chega à 20ª colocação no ranking mundial.
2008-2011: Os inéditos “That's It That's All” e “Art of Flight” 2008-2011: Os inéditos “That's It That's All” e “Art of Flight” 14 / 18
Sem dúvida alguma estes filmes tiveram o maior apelo de massa. Não é preciso escrever muito sobre eles, qualquer um que se considere snowboarder já deveria ter os assistido.
2010: Lançamento da primeira GoPro HD HERO 2010: Lançamento da primeira GoPro HD HERO 15 / 18
Embora a GoPro tivesse vendido sua primeira câmera em 2004, não foi o lançamento da HD Hero em 2010 que realmente fez as câmeras de ação explodir no mundo dos esportes radicais. Hoje em dia é quase impossível não ver pelo menos uma dúzia de caras de meia idade filmando a si mesmos com uma bastão enquanto descem uma pista verde. No entanto, a qualidade da GoPro-s estava melhorando constantemente desde 2010. As imagens que você pode gravar com a última geração já vem em 4K para possível uso profissional, só falta você andar de snowboard no mesmo nível.
2012: Red Bull Supernatural é hospedado pelo próprio Travis Rice 2012: Red Bull Supernatural é hospedado pelo próprio Travis Rice 16 / 18
O que pode estar acontecendo numa encosta de 55 graus de inclinação em Baldface Lodge, cheio de obstáculos feitos sob medida, um par de pés de powder, um par de helicópteros da Red Bull e alguns dos melhores snowboarders do mundo? A resposta, obviamente, é o Red Bull Supernatural. O evento foi o sonho do maior visionário e super-herói vivo de snowboard Travis Rice. O campeonato ajudou a trazer a ideia do snowboard freestyle de backcountry para as massas. O evento ficou muito louco, cheio de ação e se tornou bastante icônico, por mais que Travis tenha ganhado seu próprio torneio.
2012: Nasce a Associação Brasileira de Snowboard 2012: Nasce a Associação Brasileira de Snowboard 17 / 18
A intenção da criacao da Associação Brasileira de Snowboard (ABS) foi dar uma plataforma alternativa para snowboarders “amadores” não ligados a CBDN. A ABS já organizou cinco campeonatos e ajudou a formar os primeiros instrutores de snowboard brasileiros. Mas não podemos dizer que o objetivo foi bem atingido.
2014: ZonaRadical.Com.Br entra no ar 2014: ZonaRadical.Com.Br entra no ar 18 / 18
Esperamos que a importância deste evento venha sem precisar falar nada

Comentários

Propaganda