Dicas de snowboard : Snowboard et al.

Big thumb intro

Qual seguro saúde é melhor para snowboard?

mais de 2 anos Ago

Snowboard e esqui são esportes radicais. Quem já experimentou sabe que não se trata de uma atividade tal perigosa como muita gente pensa, mas ainda assim, existem riscos. E por isso nos os amamos! Porém, a adrenalina não deve nos fazer esquecer de tomar as precauções adequadas durante viagem. E uma delas é adquirir um seguro de viagem adequado.

Image title

Precisa mesmo de algo?
Na América do Sul temos o acordo de Mercosul, dessa forma, Argentina e Chile tratam brasileiros como se fossem próprios cidadãos. Se algo acontecer e você precisar de um hospital, o atendimento será igual ao do SUS do Brasil, então um seguro especial não é preciso.

Na Europa já é outra história. Uma visita simples ao médico pode facilmente sair por 200 euros, e com o câmbio alto de hoje o valor em reais pode sair muito salgado. Em contrapartida, os planos de seguro saúde cobrados para países de neve geralmente são baratos em relação aos valores do atendimento particular. Portanto, vale a pena investir no seguro!

Além disso, seguro não é só para acidentes, cobre várias outras coisas como perda de bagagem, desistência de viagem, entre outros.

Image title

Seguradoras
Falando francamente, todas as empresas são parecidas, se o segurado não estiver com tudo certinho, elas vão fazer de tudo pra não te pagar nada. Como nos disse um representante da agência de viagem Overtravel, “o seguro existe para não ser usado.”

O mais importante é comunicar imediatamente à seguradora em caso de sinistro. Se o próprio segurado não puder fazê-lo, é ideal que alguém faça. A notificação do sinistro é meio caminho andado para obtenção dos seus direitos de assegurado.

Veja aqui algumas experiencias com as seguradoras.

Cobertura
A maioria das seguradoras cobrem prática de snowboard ou esqui dentro das pistas homologadas pela FIS. Algumas como a Porto Seguro, por exemplo, no plano Aventura, não distingue se seu objetivo for participar de competições ou esquiar por lazer, se o local for devidamente “regulamentado e autorizado”, claro. Já a World Nomads cobre a prática de freeride, mas não competições.

Para quase todos brasileiros que praticam algum esporte na neve a cobertura de freeride ou competições não é necessária. Além disso, se você conseguir ir sozinho no médico/hospital a seguradora vai entender que trata-se de uma intervenção por sua conta. Se precisar de salvamento, ai sim, o lugar do acidente estará no relatório do patrulha que fez o salvamento. Nós do ZR sempre optamos pelo seguro adequado às atividades!

Seguro vs Assistência de viagem
A assistência de viagem proporciona ao cliente o atendimento no local sem precisar pagar por qualquer taxa de serviço. A seguradora, assim que acionada, vai indicar um hospital ou clínica mais próxima. Mas lembre-se, essa assistência só acontece quando a seguradora possui uma central operacional.

Já os seguros de viagem comuns garantem somente que os gastos serão reembolsados quando você retornar ao país de origem. Ou seja, o cliente vai ter que se virar sozinho e depois correr atrás do prejuízo com a seguradora. Isso acontece muito com os seguros de cartão de credito, por exemplo.

Se você não quiser adiantar nenhum gasto médico, comprometendo o orçamento da sua viagem para só depois ter de reaver reembolso, procure a opção de assistência de viagem. Para quem viaja muito, outra opção boa seria adquirir um plano de saúde comum com cobertura internacional.

Exemplos de planos
Aqui damos alguns exemplos de planos de seguradoras diferentes. Uma comparação detalhada pode ser vista na matéria do blog GetOutside do nosso grande amigo Alessandro De Franceschi, ‘Qual o melhor seguro de viagem para aventura?’

Image title

Nomads Insuarance - a escolha do ZR para pratica de freeride!
Essa e a única seguradora que cobre freeride (plano “Explorer”). Para os 15 dias de viagem em agosto o seguro vai custar $84.42 (+/- 6 dólares por dia) incluindo:

- Skiing / snowboarding
- Skiing / snowboarding - off piste

O site é em inglês, as condições gerais falam o seguinte:

Adventure sports and activities You're covered for medical expenses and medical evacuation/repatriation expenses if you're injured participating in a range of covered adventure sports and activities while travelling overseas. Coverage for snowsports is only included in the Explorer Plan. You're not covered to participate in paragliding, mountaineering, base jumping, professional sports, races, competitions or motorsports on any plan.

Opinião dos usuários (encontramos no Facebook):
A empresa reembolsa as despesas de atendimento médico e remédios adquiridos no país de vigência. Voltei para o Brasil e em uma semana consegui enviar os recibos e receber.

Image title

Porto Seguro Aventura - a escolha do ZR para participação em competições
O plano Aventura aparentemente cobre qualquer atividade esportiva, inclusive participação em campeonatos, se for devidamente regulamentado. Sai +/- 8 dolares por dia (numa viagem de 15 dias para Argentina, por exemplo).
Veja as Condições Gerais

5.8. Em todos os Planos disponibilizados para comercialização pela Porto Seguro, estão excluídos Acidentes e/ou enfermidades decorrentes de quaisquer práticas de esportes de inverno, que não sejam praticados em pistas/locais regulamentados e autorizados.

Image title

GTA
O seguro com a GTA sai +/- 8 dólares por dia no plano BRONZE NEVE. E cuidado, ao contrário do que sugere o nome, o plano FULL SPORTS não cobre os esportes de neve.

Se for seguir à risca a descrição do plano, só o esqui possui cobertura. Mas claro que isso deve ser algum engano de quem redigiu as condições gerais rs.

PLANO BRONZE NEVE: Para o esqui praticado em pistas regulamentadas, e desde que não seja competição, a cobertura máxima para gastos médicos incluindo os gastos de repatriação será de acordo com o plano escolhido.

Entre outros, os Riscos Excluídos são

n) Acidentes provenientes da prática de esportes radicais e notoriamente perigosos, ainda quando praticados como passatempo, tais como … esportes de inverno tais como esqui ou snowboard fora de pistas regulamentadas ou não autorizadas e a prática ou participação do segurado em competições esportivas em gelo ou neve.

Image title

Coris
Oferece assistência médica por prática de esportes (de lazer) de $1000 ate $6000 dependendo do plano. Custo para viajante e de +/- $3 por dia no plano Fit, e pode chegar até +/- $7 por dia no plano Total.

Os riscos excluidos sao iguais aos da GTA, veja acima.

Opinião dos usuários (encontramos no Facebook)
eu trabalho com GTA e Coris, sempre ótimo atendimento. trabalho em agência especializada em surf e snow,... eu garanto ótimo atendimento dessas duas. ambas tem central operacional em português e você pode acionar via whatsapp. ambas tem cobertura para esporte de risco. a Coris cobre ate 100 mil dólares.

Image titleTravel ace master

Pelo site da seguradora, achamos os preços totalmente abusivos. 15 dias de viagem em agosto num total de R$ 900 (plano Maximum Deportes) ate R$ 1320 (plano Best Deportes). Talvez você consiga preços mais razoáveis contratando o plano através de agências de viagem.

Propaganda