Dicas de snowboard : Viagens

Big thumb correntesneve

Viagem de carro: os desafios do inverno nevado

mais de 2 anos Ago / Marcações: carro, viagem

Uma viagem de carro pode ser encantadora. Voce não fica preso em apenas uma estação de ski, tem a liberdade de caçar o powder, ou simplesmente sair para restaurantes, movimentar-se com seus amigos ou familiares sem gastar “horrores” com transfer ou taxis. Porem, para nos brasileiros enfrentar a rodovia congelada pode ser desafiador mesmo. Aqui damos as dicas básicas de como preparar seu carro para desafios de inverno nevado.

Correntes
Antes de sair rodando com o carro alugado (ou ate o seu proprio), confere se as correntes de neve estão boas e de acordo com os pneus de carro. Já pegamos carros alugados com correntes erradas!

Sempre que subir para a montanha para curtir mais um dia de snowboard, mesmo que com sol e o dia lindo, carregue as correntes. Vai que resolveu ficar naquele apres-ski e o tempo foi passando e a nevasca entrou! E agora? Como descer com o carro na neve sem correntes?!

Correntes de textil

Recentemente entrou no mercado uma alternativa às correntes de neve convencionais: capas têxteis antiderrapantes, mais populares na Europa. São capas plásticas, não metálicas, que oferecem (quase) o mesmo rendimento sobre a neve que as de metal. A sua colocação nas rodas é mais simples, seria como colocar uma luva de tecido no pneu, embora tendo-as que ajustar da mesma forma que as correntes. Além de uma montagem mais fácil, as capas têxteis têm outras vantagens: ocupam menos espaço, são mais leves e moldam-se a pneus de diferentes tamanhos, esticando mais ou menos.

Lembra, que se não tiver as correntes onde for obrigatório, a policia do Chile e Argentina simplesmente não te deixa passar nos centros de controle.

Outras detalhas
Vassorinha de neveAlem das correntes, alguns itens serão essênciais para que tudo funcione corretamente. Uma coisa importante é garantir que o fluído para limpeza do para-brisa seja anti-congelante. Melhor ainda se já tiver a vassorinha para retirar a neve acumulada e congelada do parabrisa.

Trocar correntes

Junto com as correntes, tenha um bom par de luvas e um casaco extra. Pois nem sempre você vai conseguir colocar as correntes em local coberto e apropriado, nessa hora as luvas manterão suas mãos quentes e limpas. Pois sem luvas, você certamente irá congelar suas mãos manuseando a corrente. O casaco extra vai garantir que você consiga se aquecer após a coloção das correntes. Geralmente é debaixo de neve que a coisa acontece. Assegure-se de saber como colocar as correntes.

#ficaadica

  • Assegure-se de treinar antes com condições favoráveis. 
  • Use líquido anticongelante no sistema de arrefecimento do motor e no reservatório de limpeza do parabrisa. 
  • Circule com correntes para gelo e neve para os casos de necessidade. 
  • Certifique-se de saber como coloca-las. 
  • Utilize correntes de metal ou de textil. A corrente líquida não é adequada para trechos grandes.
  • Controle o estado das palhetas do limpador de parabrisas.

Para quem nao estar satisfeito com as correntes, pode arrumar isso ;-)


Dicas Relacionadas:

Propaganda