Organizações de snowboard

Não há muitas Organizações de snowboard no Brasil, mas damos aqui a lista completa delas.
Caso você conheça mais alguma merecendo espaço aqui, nos envie todas informações disponíveis [email protected]
Associação Brasileira de Snowboard

O que é:

A Associação Brasileira de Snowboard (ABS) foi criada em 2012 como uma alternativa popular para atletas não ligados a CBDN, se dedicando ao apoio aos snowboardistas “amadores”, quer dizer aqueles quem não fazem parte de lista oficial da CBDN.

A ABS já organizou cinco campeonatos de snowboard. Ela foi a primeira a organizar circuito nacional de snowboard do Brasil. O ultimo evento da ABS foi chamado Snow Travel South America Snowboard Challenge (Setembro 2014, La Hoya, Argentina) com participação de muitos riders top do Chile e da Argentina, mas até agora (06/2015) os resultados deste evento não foram subidos no ranking oficial World Snowboard Tour. Em 2014 com apoio da ABS foram formados também os primeiros instrutores de snowboard brasileiros em cooperação com ABISS - Associação Brasileira de Instrutores de Ski & Snowboard.

Todos eventos da ABS estão pesadamente patrocinados por uma agencia de viagens. Através deste patrocínio a ABS proporcionou em 2014 um apoio financeiro para vários atletas semi-amadores brasileiros para passar um mês treinando nos Andes Argentinos. Entre outros projetos, a ABS esta criando um centro de treinamento para brasileiros na Cidade de Esquel, bonita porem remota na Argentina. Esquel possui uma estação de ski relativamente pequena mas linda chamada La Hoya.

A ABS ainda está em processo de desenvolvimento, que nunca é fácil. Sabemos pouco sobre quem está atrás dela e como da para se registrar nesta associação, bem como quais as oportunidades um snowboardista terá se filiando na mesma.

A ABS faz parte do Comitê Sul Americano de Snowboard.

Associação Cultural Esportiva Sand e Snow Board

O que é:

Ainda pouco sabemos das atividades dessa instituição mas iniciativas novas sempre são bem vindos! Esperamos poder dizer mais em breve.

Brasil Ski Club

O que é:

Uma iniciativa relativamente recente com a finalidade de promover e unir os apreciadores de esqui no Brasil. Club e primeiramente focado em dar aulas de esqui e snowboard de alta qualidade para os brasileiros nas estações diferentes do mundo (como St Anton, Austria). 

Esperamos que no próximo futuro os fundadores dessa iniciativa muito bacana também colocam no site deles as instruções um pouco mais detalhadas de como da para se afiliar ao Club.

Confederação Brasileira De Desportos Na Neve

O que é:

O papel principal da Confederação Brasileira De Desportos Na Neve (CBDN), que atua sobre este nome desde 1995, é representar o Brasil em todos os eventos internacionais de esportes de neve – copas mundiais, jogos olímpicos. Assim, ela é voltada para atletas profissionais, e da todo o suporte para eles tanto logisticamente quanto com dinheiro de governo federal.

A Confederação começou como um clube de skidores na epoca de 60, e até agora colabora mais com a Federação Internacional de Ski (FIS) do que com qualquer organização de snowboardista.

Apesar de foco profissional, a CBDN tambem organiza o campeonato brasileiro de snowboard aberto para o publico geral. O de 2014 foi dividido em duas etapas, em Corralco e Antillanca (Chile), e esta ultima foi parte de Nissan FIS South American Snowboard Cup. Os campeonatos organizados pela CBDN são abertos para todos brasileiros, mas não são “open” no sentido internacional.

A CDBN possui um centro de “treinamento olímpico” no Ski Montain Park em São Roque – uma instalação de altíssimo nivel, com pulos, camas elásticas e airbag, que até agora está aberto exclusivamente para os atletas da CBDN mas raramente está usado! Com um evento chegando em Julho - o Desafio Air Bag, esperamos que essa atitude vai mudar. 

As informações de atividades da CBDN tem relativamente pouca divulgação, mas é o problema comum entre as unidades snowboardistas do Brasil. Tentaremos ajudar eles o máximo possível =)

Radical

O que é:

O Zona Radical é um portal que se desafia em juntar o máximo possível das informações sobre snowboard. Escrevemos dicas de como escolher seu equipamento, aprender fazer snow e viajar tanto na America do Sul, quanto na Europa e nos EUA. Nos escolhemos e traduzimos as matérias das melhores revistas reconhecidas mundialmente de snowboard, publicamos os melhores videos e fotos de mundo inteiro.

Nos esperamos se juntar os riders e amantes de esporte para criar uma comunidade virtual de snowboarding, que alem do site e forum inclui um sistema de planejar melhor as viagens - “Vamo Junto”.

SnowAddicted

O que é:

SA e o único blog brasileiro dedicado exclusivamente ao snowboard no pais. Os autores dele tanto nos informam sobre as noticias e eventos internacionais e descubram muita informação sobre eventos nacionais, quanto criticam (e as vezes elogiam) as outras organizações de snowboard no pais.

SA sempre é entre entusiastas de qualquer atividade snowboardista no pais. Eles organizam o SnowFest – a mostra de filme snowboardista, que ano 2014 tinha sua terceira edição com eventos em Floripa e Sampa, e incentivam todo mundo a participar em organização de WSD – World Snowboard Day – no dia 21 de dezembro.

Ultimamente, o blog também abriu uma agencia de viagem, talvez para cobrir os gastos da própria manutenção. Uma oferta de viagem a mais é sempre bom, mas esperamos que isso não influenciará a objetividade do blog.